Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Adequação do Plano Diretor de Lagoa Santa

O Município de Lagoa Santa está iniciando os trabalhos de adequação do Plano Diretor para fins de compatibilizar a expansão urbana com as regras de proteção ambiental que incidem sobre o território municipal.

O trabalho é resultado de um Termo de Acordo realizado junto ao Ministério Público de Minas Gerais e tem por objetivo a compatibilização do planejamento da cidade com as áreas de proteção ambiental, presentes no território municipal, nas esferas estadual e federal.

Para a proposta em desenvolvimento, está sob a responsabilidade do município somente uma adequação do Plano Diretor, tendo em vista que o mesmo foi revisado e aprovado em 2018, e, com base no artigo 40º do Estatuto da Cidade-Lei Federal 10.257/2010, o Plano Diretor deve ser revisto a cada 10 anos.

Dessa forma, a validade do Plano Diretor permanece até 2028.

O trabalho desenvolvido será direcionado nas áreas de sobreposição com as seguintes áreas de proteção ambiental:

  • Área de Proteção Especial Aeroporto (Estadual);
  • Parque Estadual do Sumidouro (Estadual);
  • Refúgio da Vida Silvestre Macaúbas (Estadual);
  • Monumento natural Várzea da Lapa (Estadual);
  • Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa (Federal);

 

Vale ressaltar que, por mais que o trabalho seja desenvolvido em um território específico do município, todo o processo de adequação será feito seguindo todas as exigências de publicidade, transparência e participação social exigidas em um processo completo de revisão de Plano Diretor.

O trabalho de adequação terá início no dia 29/08/2022, no Auditório da Câmara Municipal de Lagoa Santa onde acontecerá a audiência de lançamento do projeto. Na ocasião será apresentada a área de atuação, a justificativa e os objetivos do projeto. Na audiência ainda será eleito o Núcleo Gestor, que é uma ferramenta de participação social relevante para este processo.

Participe Conosco!

Envie suas sugestões e demandas.